SAÚDE NO PRATO

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DESCONGELAMENTO DOS ALIMENTOS.

Em todo o processo de descongelamento deve ser observada rigorosa higiene.

Há três formas de descongelar os alimentos:
Na geladeira – se você já tiver a programação do que vai preparar no dia seguinte é só retirar o alimento do freezer,  colocá-lo num recipiente tampado e deixar na última pratileira da geladeira até o momento do preparo.
Em banho-maria – se você tiver prssa para descngelar o alimento pode colocar uma panela ou tabuleiro com água fervente e sobrepor um recipiente de vidro ou inox com o alimento até que o mesmo seja descongelado.
No forno de microondas – colocar o alimento no forno e usar a função descongelar. Este processo é mais rápido e prático.

O importante é que o alimento NÃO seja descongelado em cima da pia ou fora da geladeira de um dia para o outro. Desta forma o alimento irá atingir a temperatura adequada para o crescimento de bactérias e poderá ser contaminado.

Após o descongelamento, o alimento deve ser mantido em refrigeração à temperatura de 0º a 2º C, até ser preparado.

Após o descongelamento, o alimento deverá ser consumido no máximo em 24 horas.

O alimento descongelado não pode e não deve ser recongelado, sob risco de deterioração.

CONGELANDO O ALIMENTO CONFORME SUA CARACTERÍSTICA.

A partir de agora falaremos sobre as principais características dos alimentos para que o seu congelamento seja o mais perfeito possível.

ACOMPANHE-NOS!!!

FRANGO, CARNES E PEIXES
- retirar todo o sangue, pele ou gordura.
- não temperar.
- separar em porções em quantidade suficiente para cada refeição.

FRUTAS
- retirar toda a casca e o caroço, se houver.
- frutas como: abacate e banana devem ser amassados e misturados com suco de limão antes do congelamento.
- frutas como: maçã, pêra e abacaxi devem ser escaldadas antes do congelamento.

LEGUMES E VERDURAS
- todos os legumes e verduras precisam ser escaldados antes do congelamento.

       Para escaldar os alimentos: colocar água suficiente numa panela e deixar ferver. Colocar o alimento já limpo e com o corte e tamanho desejados numa peneira metálica ou num escorredor de macarrão e mergulhar nesta água por 3 minutos. Retirar a peneira e mergulhá-la numa vasilha com água e gelo. Escorrer, secar e embalar.

domingo, 16 de setembro de 2012

CONGELAMENTO DOS ALIMENTOS.

Nesta primeira postagem abordaremos dicas para um congelamento correto, rápido e saudável.
Nas próximas postagens falaremos  sobre as peculiaridades de cada grupo de alimentos e como descongelar corretamente.

FIQUE LIGADO!!!

DICAS DE CONGELAMENTO
      Congele apenas alimentos frescos e de boa qualidade.

     Escolha os recipientes adequados para o congelamento como potes de plástico resistente, vidro ou sacos plásticos específicos para o congelamento.

      Ao colocar o alimento, retire todo o ar no interior do recipiente e feche-o totalmente.

     Os alimentos NUNCA devem ser recongelados, por isso congele-os em porções compatíveis com o consumo de sua casa.

     Coloque etiquetas com o nome da preparação e a data de congelamento. Isto é fundamental para a organização e o controle do prazo de validade.  Preparações podem permanecer congeladas por um prazo máximo de 3 meses.

      Se congelar líquidos como caldos ou sopas deixe um espaço a mais no recipiente para ele não se abrir ou estourar com o congelamento.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUANDO É NECESSÁRIO REDUZIR A QUANTIDADE DE POTÁSSIO DOS ALIMENTOS?

O potássio é um mineral amplamente distribuído nos alimentos, especialmente em frutas, legumes, verduras, carnes e leite.

 Pessoas com diminuição da função dos rins têm tendência a acumular este mineral, sendo importante neste caso um controle na sua quantidade ingerida. O excesso de potássio no sangue é muito perigoso porque enfraquece a habilidade do coração em bater.


ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS SE HOUVER RESTRIÇÃO DE POTÁSSIO NA ALIMENTAÇÃO:
       Ameixa seca, uva passa, cereais integrais, caldo de carne e galinha em tabletes, gergelim, amêndoas, avelãs, castanha de caju, castanha-do-pará, coco, amendoim, tâmaras, chocolate, molho de tomate, suco de fruta concentrado, caldo de cana, doce em calda e rapadura.

ALIMENTOS FONTE DE POTÁSSIO QUE DEVEM TER SEU CONSUMO MODERADO:
       Abacate, água de coco, banana prata e d’água, batata, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja), laranja, sopa de legumes e uva.

DICAS PARA REDUZIR O POTÁSSIO DOS ALIMENTOS
O cozimento de frutas, legumes e verduras em água reduz a quantidade de potássio, já que parte deste mineral fica na água do cozimento. Essa água deve ser descartada, não a utilize no preparo de outros alimentos.
Para o preparo do feijão e outros grãos devemos deixá-los de molho de um dia para o outro e trocar a água várias vezes antes de colocar para cozinhar.

ATENÇÃO:
·        O cozimento feito no vapor é contra-indicado quando os níveis de potássio estão  elevados, pois essa técnica de cocção não permite a eliminação de parte do potássio através da água de cozimento.
·        Quem precisa reduzir o consumo de potássio NÃO deve utilizar o sal dietético ou light! Este sal substitui o cloreto de sódio por cloreto de potássio.