SAÚDE NO PRATO

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ALERTA PARA O CONSUMO DE AÇÚCAR NO BRASIL



    O açúcar é um alimento presente na cultura alimentar do brasileiro desde a época da sua colonização e, com base nesta preferência as indústrias produtoras de gêneros alimentícios acabam utilizando-o de forma excessiva, com uma grande diversidade de produtos, o que não ocorre de forma igual em todos os países do mundo.

    O brasileiro consome 3 vezes mais açúcar que a média mundial! Acabamos perdendo para poucos como os americanos, mas talvez pelo fato destes valorizarem o consumo super-size (2 produtos em 1), o que faz o consumo quantitativo de açúcar ser maior que o dos brasileiros. Porém em termos de paladar para o doce estamos muito parecidos.

    Várias doenças podem estar relacionadas ao excesso de consumo de açúcar, como: cárie dentária, obesidade, doenças cardiovasculares e articulares, câncer e diabetes tipo 2.

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o limite máximo de consumo de açúcar para adultos seja de 50g/dia, o que corresponde a 10 colheres de chá ou 10 sachês. Porém não temos nenhuma necessidade de consumir açúcar de adição diariamente. O consumo do açúcar presente naturalmente nos alimentos já seria o suficiente para atingirmos nossa quota de carboidratos diária. Portanto, não devemos confundir este “limite” proposto pela OMS como uma necessidade diária. O ideal é que o consumo seja bem menor que esta quantidade.

    Além de adoçar, o açúcar possui outras funções no preparo de produtos alimentícios como conferir textura, cor, conservação e fermentação. O grande problema para os brasileiros é que os rótulos não informam a quantidade efetiva de açúcar adicionado ela indústria. Este já vem contabilizado com o açúcar naturalmente presente nos alimentos. Por este motivo acabamos sem saber o consumo real de açúcar diário e não temos a menor idéia se ultrapassamos o limite proposto ou não.


    A dica para não exagerar no consumo diário de açúcar é consumir o menor número possível de alimentos industrializados, como: sucos e refrigerantes adoçados, achocolatados e bebidas lácteas adoçadas e biscoitos com recheio e waffers. Estes alimentos podem ter o seu consumo eventual, e não diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário