SAÚDE NO PRATO

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Gluten




Nestas próximas postagens vamos falar um pouco do gluten. O que é? Engorda? Faz mal? E vamos dar algumas receitinhas bem saborosas sem gluten para quem não pode consumí-lo.


O glúten nada mais é do que uma proteína de tamanho grande, formada por duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele é encontrado junto ao amido, em cereais como trigo, centeio, cevada e malte. Todos os alimentos derivados desses grãos, como farinha de trigo e cerveja também possuem glúten em sua composição. 

Existe uma doença, chamada doença celíaca onde o indivíduo não pode comer nenhum tipo de alimento que contenha glúten. Indivíduos com essa doença tem uma reação anormal à ingestão de glúten. O corpo acaba liberando substâncias que danificam e atrofiam a parede do intestino delgado.

O glúten não faz mal para pessoas sem a doença celíaca! 

O problema em consumir alimentos que possuem glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos. As opções ricas em glúten são bastante energéticas. Como a energia é armazenada no corpo em forma de gordura, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso, obesidade e posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas.

Pessoas não celíacas também podem ter reações ao ingerir esses alimentos, mas relacionadas a outros distúrbios. Muitos na verdade são alérgicos ao trigo, mas associam os sintomas dessa doença, como a urticária, à ingestão de glúten, o que é totalmente incorreto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário