SAÚDE NO PRATO

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Quinoa




E como não poderíamos deixar de lado, hoje vamos falar e aprender um pouquinho sobre a Quinoa. 


Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes. É um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente, sendo portanto um componente importante na alimentação de quem consome pouca ou nenhuma proteína de origem animal.

Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

Abaixo damos uma dica de prato completo com a quinoa:


TABULE DE QUINOA COM LENTILHA

Ingredientes:
- 1 xícara de quinoa em grãos
- 1/2 xícara de lentilhas verdes
- 1 xícara de salsinha picada
- 1 ramo de hortelã picada
- 1 tomate picado
- 1 cebola pequena picada
- Suco de 1 limão
- 1/3 xícara de azeite
- Sal à gosto
- Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:
Cozinhar as lentilhas por 20 minutos até que estejam macias, mas ainda firmes. Escorrer e reservar.

Cozinhar a quinoa na água e sal por 18 minutos em fogo baixo. Escorrer e reservar. Numa tigela misturar a salsinha e hortelã picadas, o tomate e a cebola. Adicionar a quinoa e a lentilha. Misturar bem e adicionar o suco de limão, o azeite, sal e pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário