SAÚDE NO PRATO

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tapioca


Hoje vamos falar da tapioca!


Com tantas questões na mídia envolvendo o glúten, ultimamente, a tapioca tem sido considerada uma boa substituição ao pãozinho do dia a dia. 

Não há mal nenhum em substituir o pão pela tapioca, no entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la. A tapioca é uma iguaria brasileira feita com a fécula extraída da mandioca, sendo portanto uma grande fonte de energia (carboidratos). Seu consumo de forma excessive poderá levar ao ganho de peso.

DICAS PARA O PREPARO DE UMA TAPIOCA SAUDÁVEL

1- Numa frigideira bem quente, com o auxílio de uma colher espalhe a goma já preparada para tapioca de modo que cubra todo o fundo e fique fina, abaixe um pouco o fogo e deixe por alguns segundos, quando já estiver bem soltinha da frigideira, vire e recheie, depois dobre e... 
...boa apetite!!!

Não precisa colocar manteiga ou óleo, a goma não gruda!

Se seu recheio tiver queijo para derreter, pode tampar um pouco e lembre a tapioca não fica douradinha, ela ficará branca só que mais tempo no fogo, mais durinha ela irá ficar.

No mercado há disponível a goma ou farinha já pronta para tapioca, é mais fácil!


     Atenção na quantidade: Usar 3 colheres (sopa) da goma da tapioca para o preparo. Esta quantidade renderá uma tapioca pequena e terá valor calórico proporcional a 2 fatias de pão de forma.

      Reduza o índice glicêmico da preparação: Adicionar 1 colher (chá) de linhaça ou chia à goma na hora do preparo. Isto irá reduzir o índice glicêmico da tapioca, ou seja irá lentificar a liberação de glicose no sangue.
      
     Cuidado com os recheios: evitar usar recheios muito calóricos ou vários tipos de recheios em conjunto. Boas sugestões de recheio são: queijo Minas frescal; crème de ricotta com peito de peru; banana com canela; creme de ricota com banana; geléia de frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário